Quintanares
Neste domingo, mais um pensamento me surgiu.O que seria da nossa vida, se não fôssemos capazes de perceber a poesia em gestos simples. Como no sorriso de uma criança, nas coisas que nos fazem rir sem maldade, seríamos nós, simples mortais desprovido de certas virtudes que costumam ficar nas entre linhas de nosso dia a dia, com o qual construímos nossas vidas.
Eu valorizo as coisas em sua mais pura simplicidade, as pessoas, os amigos simples, porque na simplicidade não há espaço para futilidades e adornos, se é o que é, agrade a quem agradar. Acho que por isso sou grande admiradora de um certo tal poeta gaúcho, que vivia na total simplicidade (nem casa ele tinha), mas sua capacidade de ver as coisas, era iluminada, conseguia fazer poesia das coisas mais simples, de um jeito fácil. Lembro me quando pequena, quando via “esse velhinho” simpático pela Tv na Feira do Livro de Porto Alegre, sempre com um sorriso ao rosto, olhos doces e jeito quietinho, não sei porque, tinha uma certa intuição de afinidade com ele, era como se um dia eu fosse fazer parte de alguma forma de sua vida solitária. Mas não tinha como, eu ainda morava em SC e devia ter lá meus 6 anos de idade. Nunca cheguei a me tornar mais próxima desse meu “amigo”, exceto através de suas poesias que passaram a fazer parte de mim. Mas se não pude ainda o conhecer, faço parte dele aqui agora, nesse simples relato, digo que até tomada de certa emoção. Bobagem de uma simples sentimental e apaixonada, por todas essas coisas simples da vida, coisas que
Mário Quintana conseguiu deixar exposto em suas estrofes e rimas, àqueles que de alma leve e sentimento aberto , aos capazes de perceber que a vida tem que ser vivida por ela própria, que não precisa de molde e luxúrias, somente alguém que esteja disposto a conduzí-la e que de fato a beleza esta mesmo nas coisas singelas.

"A vida é tão bela, que chega a dar medo"
"Um dia descobrimos que beijar uma pessoa para esquecer outra, é bobagem. Vc não só esquece como pensa muito mais nela... Um dia percebemos que se apaixonar é inevitável e que as melhores provas de amor são as mais simples. Um dia percebemos que o comum não nos atrai e que ser classificado como o "bonzinho" não é bom... Um dia perceberemos que a pessoa que nunca te liga é a que mais pensa em vc... Um dia perceberemos a importância da frase: "Tu se tornas eternamente responsável por aquilo que cativas..." Um dia percebemos que somos muito importante para alguém mas não damos valor a isso... Um dia percebemos como aquele amigo faz falta, mas ai já é tarde demais... Enfim...Um dia descobrimos que apesar de viver quase um século esse tempo todo não é suficiente para realizarmos todos os nossos sonhos... O jeito é: ou nos conformamos com a falta de algumas coisas na nossa vida ou lutamos para realizar todas as nossas loucuras... Quem não compreende um olhar tampouco comprenderá uma longa explicação".